Estar presente para todas as buscas pelas suas ofertas principais na Black Friday é essencial para garantir muitas vendas. Porém, é muito difícil escolher uma lista de palavras-chave que cubra todo esse potencial de pesquisas.
A boa notícia é que há uma solução para exibir anúncios para buscas relacionadas aos seus produtos de forma completamente automatizada: são os Anúncios Dinâmicos na Pesquisa (DSA).
Para a Black Friday, no entanto, a dica é utilizar um Feed de Páginas associado às suas campanhas de DSA.
Quer saber como?
Um dos pontos mais importantes ao se criar uma campanha de Pesquisa no AdWords é a definição da lista de palavras-chave. É nesse momento que os anunciantes se perguntam: como meu cliente vai buscar o meu produto?
15% das buscas que são realizadas no Google diariamente são completamente novas e, por isso, mesmo campanhas altamente otimizadas e que possuem uma cadência muito forte de adição de novas palavras-chave, acabam perdendo oportunidades todos os dias. Além disso, os websites estão cada vez mais complexos, com novos produtos sendo adicionados diariamente, tornando a tarefa de cobrir com palavras-chave todas as possibilidades ainda mais difícil.
Os Anúncios Dinâmicos na Pesquisa (DSA) foram criados para ajudar os anunciantes a cobrir pesquisas que usam palavras que não foram adiciondas às campanhas tradicionais, fazendo com que esses anúncios apareçam para todas as buscas relacionadas às páginas do seu site de maneira automática.
Com a Black Friday não é diferente: é essencial mostrar anúncios para todas as buscas relacionadas as suas principais ofertas. Porém, nem sempre todas os termos são selecionados.
Além disso, normalmente não é todo o site que entra em promoção e, por isso, é necessário ter um pouco mais de controle sobre quais áreas do site devem ser exibidas com maior destaque.
Os feeds de páginas trazem um maior controle para suas campanhas de DSA. Crie um feed com as páginas das suas principais ofertas e adicione a sua conta de AdWords. Depois disso, direcione suas campanhas de DSA para exibir anúncios para essas páginas, dessa forma você vai cobrir todas as buscas relacionadas a essas campanhas.
Faça o download do modelo de dados do feed de página (recomendado) ou crie sua própria planilha com pelo menos duas colunas:
• URL da página: adicione aqui a lista de páginas das suas principais ofertas
• Rótulo personalizado: é o nome que ajudará você a segmentar seus anúncios.
Na coluna URL da página, insira uma página do seu site por linha. Não use URLs com parâmetros de acompanhamento adicionados.
Na coluna Rótulo personalizado, insira um ou mais rótulos por linha separados por ponto e vírgula (;). Por exemplo: crie rótulos divididos pelo total de desconto em seus produtos (“30_OFF”, “40_OFF”, etc) ou por categorias que você vai dar destaque (“ELETRONICOS”, ”ELETRODOMESTICOS”).
Crie uma nova campanha de DSA em sua conta, específica para Black Friday. Porém, em suas configurações (aba de Configurações), clique em Editar na opção Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa e selecione uma das opções abaixo:
• Usar somente URLs do meu feed de página
• Usar URLs do índice do Google do meu website e do meu feed de página
A primeira opção usará somente o seu feed de página como segmentação das suas campanhas, ou seja, exibirá somente anúncios para buscas relacionadas às páginas que você colocou em seu feed. Essa é a opção mais recomendada para a Black Friday. A segunda opção além de usar seu feed também usará a indexação do Google para criar anúncios.
O último ponto é selecionar o feed que você fez o upload em Biblioteca Compartilhada na opção Feed de Página nas configurações de DSA.
Exemplo: tenho itens com desconto de 40% (sob o custom label “40_OFF”) e itens com desconto de 60% (sob o custom label “60_OFF”). Se os itens com 60% forem as minhas principais ofertas, posso adicionar esse custom label na minha segmentação e um CPC mais alto do que os das ofertas de 40%.
Para adicionar as segmentações, navegue até a aba Destino de Anúncio Dinâmico e adicione seus custom labels como segmentação.