A rede de display do Google é um grupo com mais de 2 milhões de sites que alcança 90% dos usuários da internet.
Com uma grande variedade de formatos e segmentações, a rede de Display ajuda a chamar atenção de usuários qualificados que ainda não estão demonstrando intenções de compra na busca do Google, mas que já mostram alguns sinais em seu comportamento de navegação.
A Rede de Display do Google (também conhecida como Google GDN) possui uma série de ferramentas para ajudar você a encontrar o público certo no lugar certo e na hora certa. Mas afinal: quais são os melhores formatos e as segmentações mais efetivas para se ter uma boa performance? A resposta é simples: Não é preciso saber o melhor formato e segmentação. A automação e o Machine Learning farão isso por você, otimizando da melhor maneira sua campanha e o melhor, sem te dar trabalho!
Veja essas três dicas essenciais para diminuir seu trabalho e ser mais efetivo em seus formatos e segmentações:
A Rrede de Ddisplay oferece diversos tipos de segmentação. Algumas são tanto baseadas em contexto - por exemplo: páginas que falem sobre esportes - e outras, baseadas na quanto em relação à navegação do usuário - por exemplo: remarketing.
E a escolha dessa gama de segmentações foi facilitada por uma nova funcionalidade. Agora, para saber qual a melhor segmentação para seu objetivo, foram criadas as campanhas Inteligentes da Rede de Display.
Esse tipo de campanha oferece uma solução simples e eficiente para gerenciar as variáveis complexas da publicidade gráfica, além de ser a maneira mais fácil de ampliar sua base de clientes, conquistando novas conversões, exibindo anúncios em quase todos os formatos e em toda a Rede de Display do Google. Assim, você alcançará pessoas de todas as fases do ciclo de compra, desde aquelas que demonstraram interesse até as que estão prestes a comprar.
É importante ressaltar que para iniciar uma campanha inteligente da Rede de Display é necessário estar com o acompanhamento de conversões configurado e ter recebido nos últimos 30 dias pelo menos 50 conversões na Rede de Display ou pelo menos 100 conversões na rede de pesquisa.
As campanhas inteligentes da Rede de Display combinam três tecnologias de otimização para eliminar o trabalho da escolha da segmentação, da definição de lances e da criação de anúncios:
Com tantos formatos disponíveis na Rede de Display tendemos a gastar muito tempo com a criação, já que é muito difícil saber qual formato deve ser priorizado.
Os anúncios responsivos vieram justamente para solucionar essa questão, facilitando o gerenciamento e reduzindo o tempo gasto com a criação e configuração das peças.
Os anúncios são criados a partir de imagens, logotipos, textos e imagens. Eles se ajustam automaticamente aos espaços para anúncios disponíveis considerando variações de tamanho, aparência e formato. Por exemplo, seu anúncio responsivo pode ser exibido como banner nativo em um site e como anúncio de texto dinâmico em outro.
O AdWords irá fazer a melhor combinação entre esses elementos, com objetivo de gerar maior alcance e performance, chegando a incrementar em até 50% o volume de conversões com o mesmo CPA, quando comparamos com os anúncios gráficos tradicionais. Portanto, se você não quiser ter uma campanha inteligente da Rede de Display, é fundamental que pelo menos crie um anúncio responsivo.
Em um mundo onde os usuários estão conectados praticamente 24 horas por dia, com uma jornada de compra pulverizada em centenas de interações que demonstram intenção em tempo real, o grande desafio das marcas é entregar a mensagem certa na hora certa para pessoa certa.
Com os anúncios dinâmicos é possível exibir anúncios de produtos e serviços para as pessoas que acessaram seu site e já os visualizaram antes. Com mensagens personalizadas para seu público-alvo, o remarketing dinâmico ajuda você a gerar leads e/ou vendas trazendo de volta ao seu site antigos visitantes para que eles concluam o que começaram.
Crie um feed simples, porém eficiente em .csv, .tsv, .xls ou .xlsx., que contenha todos os seus produtos e os detalhes específicos (ID exclusivo, preço, imagem, entre outros). Esses detalhes são fundamentais e determinam diretamente o sucesso da sua campanha, já que serão usados para compor o anúncio dinamicamente. Se você é um varejista, o upload do feed deve ser feito pelo Merchant Center. Para outro segmentos o upload deve ser feito na parte de "Dados da Empresa" no AdWords.
Para que a tag adicione os visitantes do site às listas de remarketing associando-os aos IDs exclusivos dos itens do feed que eles visualizaram, é necessário incluir a tag com os parâmetros personalizados em todas as páginas do site. A tag pode ser criada na biblioteca compartilhada na parte de "Público-alvo".
Os anúncios dinâmicos têm layouts de vários tamanhos e formatos incluindo HTML5 para dispositivos móveis. Você cria anúncios dinâmicos na Galeria de Anúncios.
A partir do template criado, o AdWords estima qual layout de anúncio dinâmico tem mais probabilidade de gerar um desempenho melhor para o usuário, o canal e a plataforma em que o anúncio será exibido.
Para que sua campanha seja bem sucedida é fundamental que a tag de remarketing esteja implementada pelo menos nas páginas de produtos, carrinho e sucesso da conversão. Dessa forma, você poderá criar apenas uma campanha de Remarketing com todas as listas em apenas um grupo de anúncio, porém caso você tenha uma comunicação diferente para cada etapa do funil você pode personalizar os anúncios e criar grupos separados. Importante ressaltar que não é necessário criar listas com recências diferentes, já que com o Target CPA ou Target ROAS como estratégia de lance, essa variável será considerada para otimização de exibição dos anúncios.