Você sabia que 90% dos consumidores iniciam a compra em um dispositivo e finalizam em outro? Hoje é fundamental oferecer uma boa experiência de navegação em todos os dispositivos, tendo em vista a complexidade da jornada de compra do consumidor. Os smartphones pulverizaram essa jornada até a compra em centenas de interações que demonstram intenções em tempo real. Chamamos essas interações de micro momentos. A qualquer segundo podemos consultar avaliações de produtos, lojas abertas próximas à minha localização, tutoriais, produtos, preços, promoções, entre outros. Segundo o Global Web Index, cada pessoa tem em média 3.64 dispositivos conectados à Internet, e esse número continua crescendo.
Os micro momentos moldam as preferências dos usuários e influenciam nas decisões de compra, por isso se tornaram o campo de disputa entre as marcas. Os usuários não estão necessariamente procurando por marcas e sim por respostas às necessidades do momento.
Pensando nessas respostas rápidas conseguimos identificar uma das principais vantagens de aplicativos em comparação a sites móveis, a velocidade: uma pesquisa recente do Google, que analisou 900.000 páginas de sites móveis em mais de 100 países, apontou que cada segundo a mais no tempo de carregamento das páginas, pode reduzir as conversões em até 20%. Nesse contexto, muitos anunciantes estão focando as estratégias de mídia em aplicativos.
A seguir, vamos falar sobre 5 dicas para aproveitar todo o potencial de aplicativos em dispositivos móveis na Black Friday.
Estamos acostumados a mensurar as conversões ou leads que ocorrem dentro do nosso site, assim como outras interações que podem nos ajudar a compreender o fluxo de compra do consumidor, e, a partir disso, tomar decisões de otimização baseadas nesses dados. Da mesma forma devemos pensar na mensuração dentro dos aplicativos.
Se não levamos usuários para os sites sem saber como estão se comportando dentro dele, porque faríamos isso com aplicativos? Não podemos apenas incentivar o download sem pensar em uma estratégia que faça usuários do app converterem e,em mensurar as interações dentro do app não será possível tomar decisões que incentivem os usuários a realizarem uma compra.
O segundo passo para uma estratégia eficiente é criar uma base sólida de usuários com seu aplicativo instalado. Atualmente não é mais possível criar campanhas de instalação de aplicativos na Rede de Pesquisa e na GDN, já que essas opções foram substituídas pelas UACs (Campanhas Universais de Aplicativos).
Com as campanhas de UAC você simplifica o gerenciamento promovendo seu app em várias redes com uma única campanha. Ao criar uma campanha incluímos apenas orçamento diário, o CPI meta (Custo por Instalação) e as linhas criativas de anúncios. O Google AdWords se encarrega do restante para gerar seus anúncios e impulsionar as instalações de aplicativos.
Gerar um grande volume de instalações não significa ter uma base grande de usuários ativos. Os usuários que instalaram o app podem simplesmente desinstalar após um determinado período de tempo ou simplesmente não utilizar o aplicativo com a frequência esperada.
Para incentivar os usuários a utilizar de fato seu app, é fundamental que você tenha configurado o deep linking. O deep linking funciona semelhante a uma URL de um site. Com ele é possível levar um usuário para uma parte específica do app através das campanhas de mídia. Dessa forma, é possível reimpactar usuários que não finalizaram um cadastro ou incluíram um produto no carrinho mas não finalizaram a compra, por exemplo.
As campanhas de engajamento com apps para dispositivos móveis são uma ótima escolha se seu foco é encontrar pessoas com interesse no conteúdo do seu aplicativo ou estimular pessoas que já instalaram seu aplicativo a usá-lo novamente ou abri-lo e realizar uma ação específica. Esses tipos de anúncio permitem flexibilidade para a contagem de conversões, lances, segmentação e só podem ser criadas utilizando o deep linking.
Além da UAC tradicional que otimiza automaticamente para a instalação de aplicativos, agora é possível criar também uma campanha de UAC focada em conversões dentro do app. Esse tipo de campanha só pode ser criada na nova interface do AdWords. A implementação é igual a UAC tradicional, porém você também irá selecionar a conversão da sua conta que será o objetivo da campanha.
A vantagem de ter campanhas de UAC não passa apenas pela simplicidade de gerenciamento, mas também pela otimização mais eficiente. Aproveitando o machine learning do Google, as campanhas automatizadas combinam milhões de sinais e atribuem pesos para cada combinação, o que seria impossível de se fazer manualmente.