Mitos e fatos sobre o combate
à desinformação no Google

A busca por informação útil e confiável é uma preocupação central num mundo cada vez mais conectado. No Google, ela é parte da nossa missão. Nos 5 pontos abaixo, ajudamos você a entender o que fazemos para entregar informação de qualidade, respeitando a diversidade e a liberdade de expressão.

MITO 1 
O Google pode identificar e remover toda a desinformação da internet.

FATO

A desinformação é um desafio complexo para o qual não existe uma resposta simples e única. O Google está comprometido a lidar com isso em seus produtos e serviços - fazendo com que a qualidade seja um fator importante em nossos sistemas de classificação, combatendo agentes mal-intencionados e oferecendo mais contexto aos usuários.

Linha

MITO 2 
As plataformas do Google não são transparentes. 

FATO

Há dez anos, o Google disponibilizou seu primeiro relatório de transparência, sendo pioneiro nesse tipo de iniciativa. Agora, contamos com relatórios de transparência sobre solicitações de dados de usuários, solicitações governamentais para remoção de conteúdo, tráfego e interrupções em nossos serviços, entre muitos outros tópicos.

Linha

MITO 3 
As plataformas usam o conteúdo de veículos jornalísticos, sem que eles ganhem nada com isso.

FATO

Os maiores beneficiados com os resultados de pesquisa por notícias são as próprias empresas que as produzem: direcionamos cerca de 24 bilhões de cliques por mês para sites de notícia em todo o mundo através dos nossos mecanismos de busca. 

Linha

MITO 4 
A publicidade digital financia disseminadores de desinformação.

FATO

Nossas políticas estabelecem regras claras para limitar o conteúdo permitido nos anúncios em nossas plataformas ou nos sites que recebem publicidade por meio delas. Por exemplo, elas proíbem que os proprietários de sites busquem enganar o usuário sobre sua identidade ou produtos. 

Linha

MITO 5 
O algoritmo da busca favorece sites que disseminam fake news.

FATO

Pelo contrário, a Busca do Google foi projetada para fornecer as informações mais relevantes e confiáveis disponíveis. Quando um usuário precisa encontrar ou verificar informações, nossos sistemas trabalham para fornecer os resultados mais úteis, relevantes e confiáveis.