Mitos e Fatos sobre desinformação e conteúdos impróprios no YouTube

A manutenção de uma comunidade responsável é a principal preocupação das políticas do YouTube. Nos 5 pontos abaixo, ajudamos você a entender o que fazemos para entregar conteúdo de qualidade, respeitando a diversidade e a liberdade de expressão.

MITO 1 
O YouTube não remove
conteúdo inadequado.

FATO

O YouTube tem políticas claras que determinam qual conteúdo é permitido em nossas plataformas. Quando identificamos uma violação de nossas políticas, agimos imediatamente. No primeiro semestre de 2020, mais de 17 milhões de vídeos foram removidos em todo o mundo - só no Brasil, foram mais de 1,4 milhão de vídeos no mesmo período.

Linha

MITO 2 
O YouTube aplica suas
políticas e não há direito
de defesa ao usuário. 

FATO

Quando o YouTube remove conteúdo, o usuário é notificado e tem até 30 dias para contestar a decisão da plataforma. De todos os vídeos removidos no primeiro semestre de 2020, 2,8% foram contestados - e, desses, pouco menos da metade retornou ao YouTube.

Linha

MITO 3 
O YouTube só remove
conteúdo quando a
justiça determina.

FATO

O principal motivo para a remoção de conteúdo do YouTube é a violação das políticas de comunidade da plataforma. Também removemos conteúdo com base nas leis locais por solicitações governamentais, o que representa menos de 0,1% dos casos.

Linha

MITO 4 
O YouTube não consegue
combater fake news pois
não possui uma política
sobre o tema.

FATO

Tratamos de desinformação em nossa plataforma com diversas ferramentas: removemos conteúdo que viola nossas políticas, destacamos fontes confiáveis de notícias e informações e reduzimos recomendações de conteúdo duvidoso e desinformação nociva.

Linha

MITO 5 
As recomendações de
vídeos do YouTube levam
o usuário a conteúdos
desinformativos. 

FATO

Reduzimos as recomendações de conteúdo duvidoso que possa desinformar o usuário de maneira maliciosa - como vídeos promovendo curas milagrosas a doenças graves, afirmando que a Terra é plana ou fazendo afirmações flagrantemente falsas sobre eventos históricos.

Linha

 

Entenda como o YouTube funciona:

How YouTube works